O que é o Tofu?

Descoberto na China há mais de 2.000 anos, é preparado actualmente em quase 40.000 fábricas no Japão. O Tofu é, de todos os produtos obtidos a partir do feijão de soja, o mais consumido em toda a Ásia Oriental. Quando consideramos os benefícios de um regime alimentar sem carne e procuramos uma outra fonte de proteínas, é habitual perguntar-se: “O que deverá ser usado em substituição da carne?” A resposta do Oriente é: Tofu!

Feito a partir do feijão de soja (fonte importante de proteínas vegetais) água e um coagulante natu-ral - o nigari (sal mineral natural concentrado) - este produto oriundo do Oriente (China e Japão), onde vem sendo produzido e consumido em larga escala desde os tempos mais remotos da história, só muito recentemente surgiu no Ocidente, como alternativa ou suplemento para regimes alimentares baseados em proteínas animais.

De sabor adocicado, o Tofu - ou queijo de soja - desde logo passou a ser objecto de estudos e preparações culinárias por parte dos ocidentais. Dado que possui notável versatilidade, não foi difícil adaptá-lo à cozinha ocidental, dando origem a uma variedade enorme de aplicações e receitas bem saborosas e nutritivas. É o único dos alimentos de alto valor proteico que, simultaneamente, tem um valor calórico baixo, uma percentagem de gorduras saturadas escassa e total isenção de colesterol. O seu consumo pode ser de vital importância para garantir a boa saúde e longevidade.

O Tofu é uma excelente fonte de cálcio, um mine-ral essencial para a construção e manutenção dos ossos e dentes. É também rico em outros mine-rais, como o ferro, o fósforo e o sódio e, ainda, em vitaminas do complexo B e vitamina E.

Trata-se de um alimento que convida a uma vasta experimentação e criatividade. Pode ser apreciado nas mais diversas formas, dia após dia, proporcionando-nos riqueza de sabor e proteínas nas nossas refeições diárias.

O primeiro livro Japonês sobre o Tofu. “Tofu Hyaku Chin”, foi escrito há mais de 200 anos e já continha 100 receitas, uma das quais aqui deixa-mos seguidamente.

Anita Piçarra

Bibliografia consultada: “O livro do Tofu”, de Fernando Elias, Edições Trigrama.

License

This work is published under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.5 License.

Post a Comment

You must be logged in to post a comment.